Dicas para um pedal seguro

A-) Mantenha a direita.

A regra mais elementar de divisão do espaço na rua é também a mais negligenciada. Se houver uma faixa larga e desimpedida, use-a. Tirando os buracos, bueiros, carros estacionados, vidro, cascalho à direita. Uma coisa que sempre irrita os motoristas é um ciclista andando no meio da rua, sem motivo aparente.

B-) Use o bom senso ao andar lado-a-lado com alguém.

É certamente agradável andar lado-a-lado com uma companhia e conversar. Porém, as condições das ruas e do tráfego podem ocasionar um acúmulo de carros atrás de você que o ultrapassarão perigosamente quando poderiam fazê-lo de modo suave. No geral, é melhor restringir passeios lado-a-lado a estradas secundárias, sem movimento ou em ciclovias.

C-) Motorista: Cuidado com as bicicletas.

Não “feche” o ciclista! A bicicleta também tem seus direitos no trânsito. Enquanto não há alamedas especiais para elas, é preciso manter coexistência pacífica. Afinal, motoristas e ciclistas são seres humanos.

D-) Ciclista: Respeite o motoristas.

É claro que quem anda de bicicleta adquire um equilíbrio perfeito. Mas não exagere: não ande sem as mão; não faça piruetas; não fique ziguezagueando entre os carros; não corra além dos limites de segurança; não provoque acidentes.
Colabore com a coexistência pacífica entre motorista e ciclistas. Colabore para a melhoria do trânsito.

E-) Ciclista: Respeite o pedestre.

Você quer ser respeitado pelos motoristas?
Então, respeite também os pedestres.
Não ande sobre as calçadas. Não avance sinais. Tenha cuidado com as crianças que brincam pelas ruas.
Respeite para ser respeitado

F-) Seja prevesível.

Mantenha uma linha reta ao passear e use sinais de mão ao virar ou mudar de faixa. Se você andar desordenadamente, é difícil para os motoristas saber quando passar. Eles podem deixar várias oportunidades seguras passar antes de se desesperarem e tentarem uma manobra perigosa. Sinais de mão é uma gentileza e importante para a segurança. Os motoristas sentem-se mais seguros com ciclistas que comunicam suas intenções.

G-) Evite ruas movimentadas.

É incrível como se vê ciclistas em estradas movimentadas, fazendo provocações a motoristas já nervosos. Uma rota alternativa não precisa ser uma rua residencial com sinais de “pare” a cada quarteirão, ou então uma ciclovia cheia de cacos de vidro e de gente fazendo Cooper.Examine um mapa de sua área e, provavelmente você encontrará uma rua relativamente quieta que o levará ao seu destino.

H-) Torne-se visível.

Em ocasiões em que os motoristas possam não vê-lo prontamente (um dia nublado, por exemplo) é cortês e de bom senso usar roupas de cores brilhantes. Os motoristas nunca se culparão ao atravessarem seu caminho se você estiver com roupas muito comuns. Injusto, sim; mas você pode aumentar bastante sua segurança vestindo roupas visíveis. À noite, é outra história. Os motoristas que encontram ciclistas com roupas escuras, sem luzes e refletores, estão corretos em considerá-los uma ameaça.

I-) Cuidado com atitudes provocativas.

Com a luz do semáforo vermelha, até mesmo os motoristas amistosos podem irritar-se com um ciclista que fica andando em círculos a sua frente. Muitos consideram isso um desafio ao seu direito de passagem, mesmo se você não fizer com essa intenção. Da mesma forma, se você encostar-se em um carro, tenha em mente que muitos motoristas consideram seus carros como extensões de si mesmos. Você não gostaria que alguém se debruçasse na sua bicicleta não é? Até mesmo pequenos gestos podem ser mal interpretados. Infelizmente, alguns já tiveram más experiências com ciclistas e, por isso, já estão “esquentados”.

J-) Obedeça aos sinais de tráfego.

Provavelmente não há nada que irrite mais um motorista do que ver um ciclista alegremente ultrapassar um sinal fechado, sem ao menos reduzir a velocidade. “Quem aquele cara pensa que é?” , é a reação mais comum e, por extensão, todos os ciclistas sofrem. Se quisermos ser tratados com cortesia e respeito ao motorista, agir como se fôssemos superiores não irá melhorar as coisas. E, pela lei, temos os mesmos deveres que os motoristas. Ao ultrapassar um sinal vermelho ou cometer qualquer infração do trânsito você pode ser multado, portanto dirija a bicicleta como você dirige o carro.

 

Fonte; Equipe Volare

 

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