Saúde e Bem Estar

Hidrate-se adequadamente neste verão.

Você saberia precisar quanto de líquido o corpo humano deve ingerir diariamente? Ouço com frequência, que devemos ingerir cerca de oito copos de água por dia. Mas seria esta a quantidade suficiente para atender às necessidades de todas as pessoas, especialmente aquelas fisicamente ativas? Certamente que não. Sendo assim, tentarei aqui abordar os benefícios da manutenção adequada da hidratação, quais as melhores bebidas a serem utilizadas e como podemos procurar adaptar o volume diário aconselhado, de modo a atendermos as nossas necessidades.
A água constitui o nutriente mais abundante do nosso organismo, desta forma, as acentuadas perdas de peso em curto espaço de tempo costumam correlacionar-se com a desidratação, especialmente quando se faz uso de produtos ou medicamentos com ação laxativa e/ou diurética. Entretanto, se pensarmos nas funções desempenhadas pela água no nosso organismo podemos supor que mediante a desidratação inicia-se um processo de comprometimento da nossa saúde e do desempenho físico.

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Como fazer para evitar o cancer da pela?

A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

1- Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS).

2- Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele. 

3- Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.

4- Grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.

5- Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.

6- Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

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Práticas de Esportes. 

1- Auto estima;
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2- Capacidade Mental;
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3- Colesterol;
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o "bom colesterol" no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4- Depressão;
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5- Doenças Crônicas;
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6- Envelhecimento;
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7- Ossos;
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8- Sono;
Quem se exercita pega no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

9- Stress e Ansiedade;
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.

Conceitos importantes para a prática da atividade física. Obs: (Antes de praticar qualquer esporte consulte um médico).

Postado por Alex. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Beneficios cardiovascular.

 

O ideal seria arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta.
De acordo com os especialistas, os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar.
Quanto mais
tempo dedicar à bicicleta, mais vantagens acumula!

Os resultados que consegue, se pedalar durante:10 minutos - Melhoria articular

 

20 minutos - Reforço do sistema imunitário
30 minutos - Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos - Aumento da capacidade respiratória
50 minutos - Aceleração do metabolismo
60 minutos - Controlo de peso e acção anti-stress c!

Postado por André. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Pedalar - um exercício lúdico Já esta atividade física evita seu contato de impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos. Em termos aeróbicos os benefícios são os mesmos, além disso, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, combate à flacidez das pernas, melhora a circulação sangüínea e ajuda na queima de calorias. Pedalar ainda é um exercício lúdico, estimula a convivência social e em família. Os melhores lugares são parques e ciclovias, pedalar ainda é indicado para as pessoas gordinhas porque exige menor esforço para executar a tarefa, principalmente para as crianças. Algumas dicas para pedalar com segurança e prazer.

O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Use tênis, qualquer modelo, desde que confortáveis. As bicicletas devem ter guidão alto, para evitar esforços na coluna. A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. O ciclismo não oferece risco algum, a não ser as quedas. Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários. Ainda é possível pedalar sem sair de casa, basta usar as bicicletas ergométricas. Os benefícios são os mesmos.

Antes de iniciar qualquer tipo de exercícios, é recomendável procurar um médico para obter maiores informações.

 

Postato por André. E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

 

 

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